segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Aprenda a programar

                     Resultado de imagem para aprenda a programar

Fala galera tudo bem com vocês ?

Irei começar uma serie de matérias abordando a programação, não estou aqui para vender nenhum curso online, nem ganhar dinheiro com internet, videos, ads e popups. Estou aqui para transmitir conhecimento sem custo e para todos.


Então vamos começar, você decidiu aprender a programar, mas não conhece muito é iniciante e todos vão te recomendar varias coisas, mas quero que você entenda que cada pessoa aprende de um jeito diferente e o método que funciona para fulano pode não ser adequado para você então diante dessa situação vou mostrar uma didática que todos podem compreender, que é a simples logica matemática e talvez um pouco de português, mas nada muito difícil. Caso fique complicado vamos colocar exemplos práticos do dia a dia.

                 Resultado de imagem para variaveis c#

1° Aprendendo o que são variáveis.

Temos que ter a noção do que são variáveis e seus tipos mas de inicio vou deixar descomplicado para vocês. Variável é um valor que varia podendo ser um valor inteiro(INT), flutuante(FLOAT), booleano(bool), carácter(char), conjunto de caracteres(string) ou melhor ainda para você não se preocupar com esses acima temo a variável(VAR).

                                    Resultado de imagem para portugol

2°Compreendendo a escrita

Para isso muitos recomendam uma linguagem tipo portugol que não são linguagens de programação mas que você aprende a logica escrevendo tudo em português com poucas definições, mas aqui vamos fazes mais diferente olhe o exemplo:

inicio;
var nome;
digite seu nome;
imprima seu nome;
fim;

                                       Resultado de imagem para linguagens de programação

3°Escolhendo a linguagem de programação.

Nessa hora todos seus amigos e colegam vão te indicar as mais usadas, mais trabalhadas, modernas entre outras, mas você tem que escolher uma que seja agradável aos seus olhões e compreensão, pois independe de qual você escolhe ela tem sua aplicação mesmo que seja antiga ou pouco utilizada.
Eu utilizo o C#, mas porque o C# ? A Microsoft disponibilida de forma gratuitação a sua IDE e deixa você vender suas aplicações sem muita burocracia, você pode desenvolver aplicação para qualquer OS sem muda de linguagem, tem engine tambem que no caso é a Unity que utiliza p C# como ide dentro dela é o monodevelop, A microsoft tem foruns ativos, tem a MVA onde você pode aprender e compartilha seu conhecimento. Eu recomendo que você veja as liguagens e conheça um pouco de cada e escolha a que melhor te atende.

                            Resultado de imagem para skills de programação

4°Treinando suas skills de programação.

Para treinar elas tem que começar de baixo e ir evoluindo eu recomendo a utilização do code hunt e do URI online.
Code hunt: link
URI online: link
Mas se você achar muito dificil esses sites eu recomendo você testa sua propia logica criando no console mesmo algumas aplicações e ir evoluindo elas um exemplo bem simples e uma calculadora.

                                    Resultado de imagem para certificados programação

5°Certificados

Nessa hora todo mundo entra em panico e acessa vários sites para ter certificados e etc... Só que isso não deve ser o seu foco, pois ter um papel que diz que você sabe programar não é essencial se realmente você consegue criar software, aplicativos ou jogos do zero. O conhecimento e um nível de programação alto deve ser o seu foco.

Em breve teremos vídeo aulas explicando tudo isso.
Muito obrigado e até a próxima.



Nenhum comentário:

Postar um comentário